Notícia Contábil

Terceirização de departamento financeiro ajuda empresários durante crise

18/09/2020

Terceirização de departamento financeiro ajuda empresários durante crise

A crise provocada pela pandemia do coronavírus atingiu em cheio muitos negócios. A interrupção parcial ou total das atividades no comércio e serviços durante a quarentena comprometeu o fluxo de caixa das empresas e impôs grandes desafios. Empresários buscam alternativas para não fechar as contas no vermelho e retomar as atividades. Em momento de crise, é fundamental renegociar dívidas e buscar cortar despesas ao máximo, em alguns casos sendo necessário até mesmo reduzir o quadro de funcionários.

Uma das possibilidades de economia é reorganizar processos de gestão e buscar serviços terceirizados que atendam as necessidades da empresa de forma eficiente e com menor custo. É o chamado Business Process Outsourcing (BPO), ou seja, Terceirização de Processos de Negócios. É possível reestruturar até mesmo o departamento financeiro, por exemplo, delegando o controle das finanças para empresas especializadas.

“A terceirização de departamento financeiro é interessante para micro, pequenas e médias empresas que precisam reduzir custos de uma forma segura. Além disso, outro benefício é desenvolver um serviço especializado e de trabalho contínuo que consegue trazer análises e previsibilidade para o negócio”, afirma Alberto Lindholz, empresário, contabilista e bacharel em Direito.

Benefícios da terceirização de departamento financeiro

A implementação do BPO financeiro vai ajudar o empresário a equilibrar as finanças. O serviço pode organizar melhor a documentação da empresa, gerir os recebimentos, cuidar da emissão de notas fiscais, programar pagamentos de colaboradores e de fornecedores, gestão de tributos e encargos, atuar em conciliação bancária, realizar auditorias, entre outras atividades. “Trabalhamos de acordo com a realidade existente na empresa. Seguimos com a rotina de entrada e saída de capital e gestão de fornecedores e clientes”, explica Lindholz, que é sócio-fundador da Lindholz Contabilidade.

O trabalho especializado aperfeiçoa a rotina da empresa, pode prevenir problemas administrativos, sana dúvidas e dá suporte ao empresário. “Atendemos uma empresa da área artística que estava com dificuldades, por exemplo. Não só reduzimos o tempo que o empresário dedicava à área financeira como corrigimos alguns desvios nos processos. Também ajudamos esse cliente na formação de preços para que ele tivesse uma margem de lucro mais adequada”, conta Lindholz.

A terceirização financeira é flexível. O empresário pode manter algumas atividades dentro da empresa e delegar as atribuições que desejar, montando um pacote personalizado. Dessa forma, a terceirizada consegue negociar valores e detalhes contratuais caso a caso. “Trabalhamos com um valor de tabela inicial de R$ 500 mensais, que vai se adequando conforme a necessidade do cliente. Podemos sugerir serviços adicionais e ferramentas melhores para a realidade da empresa. Prestamos também consultoria em planejamento para que o negócio cresça e possamos prever o impacto tributário, por exemplo”, afirma Lindholz.

É possível terceirizar o departamento financeiro da empresa com confiabilidade e segurança. Escritórios especializados em gestão financeira têm por objetivo facilitar a rotina dos empresários, com eficiência e economia de tempo e dinheiro. Além disso, o serviço pode trazer novidades para o empresário, como ferramentas de automação que organizam e aceleram os processos da empresa.

Consequentemente, um gestor financeiro terceirizado tem experiência para auxiliar o empresário a inovar e melhorar a tomada de decisões. “Começamos o trabalho de BPO em 2012, inaugurando uma nova divisão que se integrou muito bem com a nossa empresa de contabilidade. A maioria dos nossos clientes de contabilidade decidiram terceirizar o departamento financeiro e unificar os serviços conosco”, conta Lindholz.

 

Fonte: Contextualiza.com

Voltar

Nossos Clientes

Seg - Sex 8:00 - 17:00

X

Contabilidade


Contabilização de todos os documentos enviados pela empresa cliente; provisões de custos e despesas; integração contábil com áreas fiscal, trabalhista e previdenciária; controle de imobilizações com integração contábil das depreciações; conciliações contábeis; fechamento de balancetes e balanços !
Geração e entrega de arquivos ECD e ECF; emissão de DARF de tributos e inventários de estoques !
No final de cada ano contábil estudo junto ao cliente, sobre a adequação da empresa ao regime tributário para o exercício subsequente !

X

Fisco / Tributário


  • Execução e acompanhamento de toda rotina fiscal;
  • Apuração mensal de tributos federais, estaduais e municipais ( PIS, COFINS, IPI, IRRF, CSRF, DAS, ICMS, ICMS-ST e ISS ), incluso a elaboração e o envio eletrônico de suas respectivas guias;
  • Validações e envio das obrigações acessórias, que compõe o SPED ( EFD- Contribuições, EFD-ICMS/IPI) STDA;
  • Escrituração dos documentos;
  • Analise e validação eletrônica dos arquivos digitais;
  • Cálculo e envio dos tributos federais, estaduais e municipais;
  • Analise dos documentos de clientes iniciais;
  • Acompanhamento e monitoramento do Conta Fiscal (Federal, Estadual e Municipal);
  • Solicitação de certidões e regularização fiscal junto aos órgãos (Federal, Estadual e Municipal);
  • Cálculo e envio de impostos em atrasos;
  • Acompanha todas as alterações e interpreta todas as mudanças na legislação, com relação as diferentes operações praticadas,quanto de produtos em diferentes regimes normativos a que esteja submetida a empresa. ( Lucro Real, Presumido e Simples)

DIFERENCIAIS
  • Consultoria Fiscal e Tributária através de ferramentas altamente capacitadas;
  • Programas e Ferramentas de integração dos dados do cliente para o nosso ERP-Fiscal;
  • Orientações e serviços de atualização de regularização fiscal;
  • Atendimento à Fiscalização;
  • Atendimento por escrito as intimações fiscais;
  • Elaboração de Consultas Fiscais junto aos Orgãos ( Federal, Estadual e Municipal );
  • Compensação e Restituição de Impostos e Tributos;
  • Elaboração, analise e validação dos Arquivos para o pedido de Crédito Acumulado do ICMS;
  • Orientação para a transferência do crédito acumulado apropriado;
  • Assessoria e orientações as empresas na parametrização de seus sistema ERP;
  • Planejamento Tributário e Fiscal;

A Auditec, é exatamente o que você precisa para ter tranquilidade em seus processos fiscais. Para assegurar, possui grandes profissionais, com expertise e experiência adequada para desburocratizar seus trabalhos internos.

SUA EMPRESA ESTARÁ PROTEGIDA E TOTALMENTE DENTRO DA LEGALIDADE FISCAL E TRIBUTÁRIA.

X

Trabalhista / Previdenciária


  • Registro de Contratações e Demissões
  • Atualizações da Ficha de Cadastro de Funcionários
  • Elaboração de Processo para Cargos e Salários
  • Atualização de Quadro de Horários
  • Controle de Férias e 13º Salário
  • Rescisão, Homologações junto a Órgãos Oficiais
  • Elaboração Folha Salários e Encargos
  • Contatos com Sindicatos de Classes
  • DCTF, DIRF e Demais Obrigações Assessorias
  • Acompanhamento da legislação de forma sistemática cuja aplicação adequada evita exposição da Empresa em Autuações
  • Adequações ao E-Social e orientações ao Cliente quando aos Controles Internos a serem adotados
X

Assessoria de Gestão


A AUDITEC está integrada internamente e à rede mundial de computadores através de equipamentos de última geração!

Conta atualmente com um quadro de profissionais altamente qualificados preparados para o atendimento ao cliente com transparência e segurança.

Atuando na área de assessoria e gestão, busca vivenciar os problemas do empresário no seu dia a dia, tendo nele não só um cliente, mas um parceiro de negócios, integrando-se a ele, agilizando contatos e participando da tomada de decisões na busca por resultados, onde através de uma comunicação eficaz, questões importantes para a organização são esclarecidas.

Num mercado onde a tecnologia se renova a cada dia, somente quem se preocupa com investimento em infraestrutura e nos mais avançados recursos da informática, indispensáveis para agilizar as decisões e operacionalizar o trabalho e com a tradição de quem está há 40 anos operando no setor podem oferecer um atendimento individualizado com rapidez e eficiência para o cumprimento dos prazos e fazer a diferença!

A Assessoria de gestão oferecida pela AUDITEC aos seus clientes segue o princípio básico da excelência e da ética, dispondo para tanto, de todo investimento necessário em ferramentas e pessoal qualificados, visando máxima tranquilidade e precisão para o pleno desenvolvimento do cliente.

X

Planejamento Tributário


Consiste em adotar métodos contábeis em consonância com a legislação societária, com administração permanente dos custos operacionais, e dentro dos princípios da legislação tributária buscar opções de regimes com a menor carga de tributos possíveis.

X

Balanço Gerencial


Demonstração do resultado operacional por estabelecimentos (matriz e filiais) com análise vertical, índices de liquidez imediata e curto prazo, retorno de investimentos. rotatividade dos estoques, prazos médios de recebimentos e pagamentos, e definição do ponto de equilíbrio do faturamento !

Demonstração estática do patrimônio com análise vertical.

X

Constituições e Alterações de Sociedade e Legalizações


Controle de Documentos Pessoa Jurídica

Abertura, Alterações e encerramentos de sociedades, registro de atos em órgãos oficiais

Legalizações e controle de documentos junto a órgãos fiscais !

Processos junto a Cetesb, incra, IBGE e conselhos de classes profissionais.