Notícia Contábil

12 franquias baratas para abrir em shopping center, com investimento a partir de R$ 15 mil

07/10/2025

12 franquias baratas para abrir em shopping center, com investimento a partir de R$ 15 mil

Para quem pensa em empreender em um shopping center, abrir uma microfranquia pode ser um caminho para começar. Com opções de lazer, segurança e alto fluxo de público, os centros comerciais atraem redes de diferentes segmentos, com modelos que vão de carrinhos de venda a lojas convencionais.

Nesta matéria, você poderá conferir informações de 12 marcas que oferecem formatos de franquias para shopping centers, com investimentos de até R$ 135 mil:

  1. 3, 2, 1 GO!
  2. Mr. Black Café Gourmet
  3. Mr. Fit Café
  4. Le Petit Macarons
  5. Sandaliaria
  6. Maria Açaí
  7. Unhas Cariocas
  8. Vaapty
  9. Loucos por coxinhas
  10. Emagrecentro
  11. Porto do Sabor
  12. Encontre Sua Viagem

As microfranquias, ou franquias baratas, são as redes que demandam um investimento inicial total de até R$ 135 mil, conforme parametrizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Mesmo com o aporte reduzido, a franqueadora ainda é obrigada a seguir todas as regras da lei de franquias (13.966/19), incluindo a entrega da Circular de Oferta de Franquia (COF), transferência de know-how e suporte contínuo. Da mesma forma, as obrigações e responsabilidades do franqueado são as mesmas exigidas em uma franquia convencional.

“Não existe atalho por ser uma microfranquia. É preciso preparo, dedicação e uma postura profissional desde o início. O modelo é acessível, mas o sucesso depende diretamente da capacidade do franqueado de se engajar, seguir o sistema e executar com consistência”, diz Felipe Buranello, diretor de microfranquias e novos formatos da ABF.
Buranello ressalta que é essencial que o candidato a franqueado também tenha afinidade com o produto ou serviço oferecido pela rede. “Essa conexão facilita a comunicação com clientes e fortalece a motivação no dia a dia”, aponta. Além disso, o especialista recomenda conversar com franqueados que já estão na operação para conhecer de perto a rotina, desafios e oportunidades do negócio.

Para os candidatos a franqueados que buscam um negócio dentro de shopping center ainda é necessário colocar na balança se os espaços realmente compensam maiores custos operacionais, na comparação com lojas de rua, por exemplo. “É preciso considerar os custos versus o potencial de receita. O aluguel costuma ser mais alto, então é fundamental projetar o retorno esperado e calcular se a operação será lucrativa mesmo com os custos maiores”, afirma Buranello.

Segundo o diretor de microfranquias da ABF, também é importante que o empreendedor considere o público do centro comercial, que deve estar em acordo com o perfil de clientes do negócio. Assim, o perfil deste público deve ser tão avaliado quanto o fluxo de pessoas.

Outros pontos de atenção são a visibilidade e o branding. De acordo com Buranello, algumas marcas usam o shopping como vitrine estratégica para fortalecer a imagem, o que pode justificar o investimento mesmo que a margem inicial seja menor. Além disso, ele afirma que as franquias oferecem orientação sobre negociações, avaliação de ponto e performance em shoppings com o objetivo de apoiar o franqueado na tomada de decisões mais seguras.

“Em resumo, o empreendedor deve analisar o equilíbrio entre investimento, potencial de receita e posicionamento de marca, tomando decisões baseadas em dados concretos e não apenas no apelo do fluxo de pessoas”, conclui.

Confira 12 franquias baratas que oferecem opções para shopping center. Todas as informações foram cedidas pelas próprias redes. As marcas estão listadas do menor para o maior valor:

1. 3, 2, 1 GO!
Rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagens para os parques de Orlando e outros destinos nacionais e internacionais. Entre os modelos de negócio, está o Store in Store/Quiosque, que pode ser utilizado em espaços com alto fluxo de clientes.

Ano de fundação / Início do franchising: 2019 / 2020
Quantidade atual de unidades abertas: 80
Investimento inicial total: a partir de R$ 15 mil (Modelo Store in Store/Quiosque)
Prazo de retorno estimado: 3 a 12 meses

2. Mr. Black Café Gourmet
Fundada em 2006 em Belo Horizonte (MG), a Mr. Black Café Gourmet é uma franquia de cafeteria gourmet. São três modelos de negócios: quiosque para shopping, loja de rua ou espaço corporativo, loja para shopping e aeroportos.

Ano de fundação / Início do franchising: 2006 / 2012
Quantidade atual de unidades abertas: 48 unidades
Investimento inicial total: a partir de R$ 60 mil (modelo quiosque para shopping)
Prazo de retorno estimado: 24 a 36 meses

3. Mr. Fit Café
Rede de fast-food saudável, a Mr. Fit oferece como opção de modelo de negócios o Mr. Fit Café. Nesse formato, a franqueadora fornece 90% dos produtos já prontos. O Mr. Fit Café pode ser implantado em formato de quiosque, com menor investimento inicial.

Ano de fundação / Início do franchising: 2011 / 2011
Quantidade atual de unidades abertas: 880
Investimento inicial total: R$ 65 mil
Prazo de retorno estimado: 10 a 36 meses

4. Le Petit Macarons
Fundada em 2014, em Bento Gonçalves (RS), a Le Petit Macarons é uma boutique brasileira especializada no doce francês macaron, Para os shoppings, é possível trabalhar com a opção de microfranquia carretino, que pode ser instalada entre corredores.

Ano de fundação / Início do franchising: 2018 / 2018
Quantidade atual de unidades abertas: 28
Investimento inicial total: R$ 100 mil
Prazo de retorno estimado: a partir de 12 meses

5. Sandaliaria
Criada em 2005 em Piracicaba (SP), a Sandaliaria surgiu como uma operação exclusiva de venda de chinelos em shoppings. Atualmente a rede conta com mais de 18 marcas homologadas em seu portfólio.

Ano de fundação / Início do franchising: 2005 / 2014
Quantas unidades tem hoje: 57
Investimento inicial total: a partir de R$ 106 mil
Prazo de retorno estimado: 18 a 36 meses

6. Maria Açaí
Franquia brasileira especializada em açaí. A marca oferece diferentes modelos de negócio, incluindo microfranquias para shopping center.

Ano de fundação/ Início no franchising: 2016 / 2016
Quantidade atual de unidades abertas: 50
Investimento inicial total: R$ 110 mil
Prazo de retorno estimado: a partir de 18 meses

7. Unhas Cariocas
Franquia de esmalterias, a Unhas Cariocas trabalha com um modelo em que as unhas são feitas, em média, em 30 minutos

Ano de fundação / Início do franchising: 2017 / 2022
Quantidade atual de unidades abertas: 98
Investimento inicial total: a partir de R$ 115 mil
Prazo de retorno estimado: 12 a 24 meses

8. Vaapty
Franquia de intermediação de venda de veículos, a empresa visa oferecer negociações de carros sem burocracia e em 40 minutos. Um dos modelos de negócio é recomendado para estacionamentos de shopping centers.

Ano de fundação / Início do franchising: 2020 / 2021
Quantidade atual de unidades abertas: 156
Investimento inicial total: a partir de R$ 129.990
Prazo de retorno estimado: 6 a 12 meses

9. Loucos por coxinhas
Rede de franquias especializada em mini coxinhas, churros e kibe. A marca adota quatro modelos de negócio, incluindo opção para shopping center. A marca está presente em 13 estados e 59 cidades.

Ano de fundação / Início no franchising: 2014 / 2014
Quantidade atual de unidades abertas: 100
Investimento inicial total: a partir de R$ 133 mil
Prazo de retorno estimado: 12 a 24 meses

10. Emagrecentro
Especializada nas áreas de emagrecimento e estética corporal, a rede conta com método patenteado e certificado, desenvolvido pelo Dr. Edson Ramuth.

Ano de fundação / Início do franchising: 1986 / 1994
Quantidade atual de unidades abertas: 415
Investimento inicial total: R$ 134,4 mil
Prazo de retorno estimado: 6 a 12 meses

11. Encontre Sua Viagem
A Encontre Sua Viagem, é uma agência de turismo que nasceu em Belo Horizonte (MG) e, atualmente, tem atuação por todo Brasil. A rede conta com dois modelos de negócio, a Loja Física e o Home Office. Os espaços físicos são recomendados para shoppings com alto fluxos de pessoas.

Ano de fundação / Início do franchising: 2011 / 2011
Quantidade atual de unidades abertas: 502
Investimento inicial total: a partir de R$ 135 mil
Prazo de retorno estimado: 3 a 24 meses

12. Porto do Sabor
A Porto do Sabor é especializada na venda de sucos, açaí e sanduíches naturais. A microfranquia da rede pode ser implementada em shopping center.

Ano de fundação / Início no franchising: 1997 / 2013
Quantidade atual de unidades abertas: 37
Investimento inicial total: a partir de R$ 135 mil
Prazo estimado de retorno: 28 a 36 meses

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Voltar

Nossos Clientes

Seg - Sex 8:00 - 17:00

X

Contabilidade


Contabilização de todos os documentos enviados pela empresa cliente; provisões de custos e despesas; integração contábil com áreas fiscal, trabalhista e previdenciária; controle de imobilizações com integração contábil das depreciações; conciliações contábeis; fechamento de balancetes e balanços !
Geração e entrega de arquivos ECD e ECF; emissão de DARF de tributos e inventários de estoques !
No final de cada ano contábil estudo junto ao cliente, sobre a adequação da empresa ao regime tributário para o exercício subsequente !

X

Fisco / Tributário


  • Execução e acompanhamento de toda rotina fiscal;
  • Apuração mensal de tributos federais, estaduais e municipais ( PIS, COFINS, IPI, IRRF, CSRF, DAS, ICMS, ICMS-ST e ISS ), incluso a elaboração e o envio eletrônico de suas respectivas guias;
  • Validações e envio das obrigações acessórias, que compõe o SPED ( EFD- Contribuições, EFD-ICMS/IPI) STDA;
  • Escrituração dos documentos;
  • Analise e validação eletrônica dos arquivos digitais;
  • Cálculo e envio dos tributos federais, estaduais e municipais;
  • Analise dos documentos de clientes iniciais;
  • Acompanhamento e monitoramento do Conta Fiscal (Federal, Estadual e Municipal);
  • Solicitação de certidões e regularização fiscal junto aos órgãos (Federal, Estadual e Municipal);
  • Cálculo e envio de impostos em atrasos;
  • Acompanha todas as alterações e interpreta todas as mudanças na legislação, com relação as diferentes operações praticadas,quanto de produtos em diferentes regimes normativos a que esteja submetida a empresa. ( Lucro Real, Presumido e Simples)

DIFERENCIAIS
  • Consultoria Fiscal e Tributária através de ferramentas altamente capacitadas;
  • Programas e Ferramentas de integração dos dados do cliente para o nosso ERP-Fiscal;
  • Orientações e serviços de atualização de regularização fiscal;
  • Atendimento à Fiscalização;
  • Atendimento por escrito as intimações fiscais;
  • Elaboração de Consultas Fiscais junto aos Orgãos ( Federal, Estadual e Municipal );
  • Compensação e Restituição de Impostos e Tributos;
  • Elaboração, analise e validação dos Arquivos para o pedido de Crédito Acumulado do ICMS;
  • Orientação para a transferência do crédito acumulado apropriado;
  • Assessoria e orientações as empresas na parametrização de seus sistema ERP;
  • Planejamento Tributário e Fiscal;

A Auditec, é exatamente o que você precisa para ter tranquilidade em seus processos fiscais. Para assegurar, possui grandes profissionais, com expertise e experiência adequada para desburocratizar seus trabalhos internos.

SUA EMPRESA ESTARÁ PROTEGIDA E TOTALMENTE DENTRO DA LEGALIDADE FISCAL E TRIBUTÁRIA.

X

Trabalhista / Previdenciária


  • Registro de Contratações e Demissões
  • Atualizações da Ficha de Cadastro de Funcionários
  • Elaboração de Processo para Cargos e Salários
  • Atualização de Quadro de Horários
  • Controle de Férias e 13º Salário
  • Rescisão, Homologações junto a Órgãos Oficiais
  • Elaboração Folha Salários e Encargos
  • Contatos com Sindicatos de Classes
  • DCTF, DIRF e Demais Obrigações Assessorias
  • Acompanhamento da legislação de forma sistemática cuja aplicação adequada evita exposição da Empresa em Autuações
  • Adequações ao E-Social e orientações ao Cliente quando aos Controles Internos a serem adotados
X

Assessoria de Gestão


A AUDITEC está integrada internamente e à rede mundial de computadores através de equipamentos de última geração!

Conta atualmente com um quadro de profissionais altamente qualificados preparados para o atendimento ao cliente com transparência e segurança.

Atuando na área de assessoria e gestão, busca vivenciar os problemas do empresário no seu dia a dia, tendo nele não só um cliente, mas um parceiro de negócios, integrando-se a ele, agilizando contatos e participando da tomada de decisões na busca por resultados, onde através de uma comunicação eficaz, questões importantes para a organização são esclarecidas.

Num mercado onde a tecnologia se renova a cada dia, somente quem se preocupa com investimento em infraestrutura e nos mais avançados recursos da informática, indispensáveis para agilizar as decisões e operacionalizar o trabalho e com a tradição de quem está há 40 anos operando no setor podem oferecer um atendimento individualizado com rapidez e eficiência para o cumprimento dos prazos e fazer a diferença!

A Assessoria de gestão oferecida pela AUDITEC aos seus clientes segue o princípio básico da excelência e da ética, dispondo para tanto, de todo investimento necessário em ferramentas e pessoal qualificados, visando máxima tranquilidade e precisão para o pleno desenvolvimento do cliente.

X

Planejamento Tributário


Consiste em adotar métodos contábeis em consonância com a legislação societária, com administração permanente dos custos operacionais, e dentro dos princípios da legislação tributária buscar opções de regimes com a menor carga de tributos possíveis.

X

Balanço Gerencial


Demonstração do resultado operacional por estabelecimentos (matriz e filiais) com análise vertical, índices de liquidez imediata e curto prazo, retorno de investimentos. rotatividade dos estoques, prazos médios de recebimentos e pagamentos, e definição do ponto de equilíbrio do faturamento !

Demonstração estática do patrimônio com análise vertical.

X

Constituições e Alterações de Sociedade e Legalizações


Controle de Documentos Pessoa Jurídica

Abertura, Alterações e encerramentos de sociedades, registro de atos em órgãos oficiais

Legalizações e controle de documentos junto a órgãos fiscais !

Processos junto a Cetesb, incra, IBGE e conselhos de classes profissionais.