Notícia Contábil

Entre 2018 e 2021, contratação de estagiários negros cresceu 235%

11/08/2022

Entre 2018 e 2021, contratação de estagiários negros cresceu 235%

Segundo levantamento da Companhia de Estágios, houve um aumento de 235% nas contratações de estagiários negros no país entre os anos de 2018 e 2021.

A pesquisa teve como base 5.402 universitários negros contratados entre esses anos por intermédio da empresa.

No ano de 2018, foram 614. Em 2019, o número subiu para 1205, e em 2020, para 1528. Já no ano passado, atingiu 2055.

Motivo do crescimento
Contribuem para esse aumento nas contratações os seguintes fatores, como explica a Companhia de Estágios:

Flexibilização de pré-requisitos como Inglês e Excel;
Criação de programas de capacitação;
Realização de censos para mapear a diversidade entre o público interno;
Criação de metas de diversidade;
Sensibilização de lideranças;
Criação de comitês de diversidade;
Realização de fóruns para debater a desigualdade no mundo corporativo.
“Esse crescimento ano a ano mostra que as iniciativas das corporações têm ido além da contratação. É muito mais que trazer mais pretos e pardos para dentro da organização. Agora, o olhar é mais inclusivo: garantir a exposição e o desenvolvimento dos profissionais negros, trabalhando para que eles sejam mapeados, sendo efetivados e promovidos”, avalia o CEO e fundador da companhia Tiago Mavichian.

Áreas que mais contratam
As áreas que mais contratam estudantes negros no período analisado na pesquisa foram:

Finanças;
Engenharia de processos;
Atendimento ao cliente;
Marketing e vendas;
Manutenção
Jurídico;
Facilities;
Engenharia/obras;
Engenharia;
Comunicação
Já os cursos com mais representatividade entre os jovens negros são:

Administração;
Engenharia de produção;
Engenharia civil;
Engenharia mecânica;
Engenharia química;
Ciências contábeis;
Direito.
Perfil dos contratados

Região

Percentual

Sudeste

85%

Nordeste

5%

Sul

5%

Centro-Oeste

3%

Norte

2%

A idade média desses estudantes é de 25 anos. No mapeamento anterior, do ano de 2020, a idade média era menor, 23 anos.

Já a proporção de mulheres entre os estagiários negros é maior que a dos homens: 55% delas, contra 45% deles.

Idioma ainda é questão de desigualdade
O número de estagiários negros aprovados com inglês avançado ainda é inferior: 26% contra 4% dos brancos. Mas, no nível intermediários do idioma, o cenário é o oposto: 34% dos negros atingem esse patamar, enquantro 30% dos brancos têm o idioma.

Aqueles que possuem o nível básico do idioma predomina entre os negros (25%) e é menor entre os brancos (12%).

Em relação ao Excel, o nível de conhecimento se equipara. A maioria dos candidatos, brancos (51%) e negros (52%), têm conhecimento intermediário da ferramenta.

Proporção de estagiários negros é maior em universidades particulares
Outros dados do estudo mostram que a proporção dos estagiários negros que estudam em universidades privadas é maior que entre os estagiários brancos.

Experiência como requisito
Outra questão no mapeamento diz respeito às contratações de jovens sem experiência prévia. 

Em 2018, apenas 6% dos negros começavam a estagiar sem ter experiência no currículo. Já em 2021, as contratações de estagiários sem experiência alcançaram 22%, crescimento de 266% no período, segundo o estudo.

“A experiência não deveria ser requisito para uma vaga de estágio. Felizmente, as empresas estão se conscientizando sobre essa questão e olhando cada vez mais para o potencial das pessoas", comenta Mavichian. 

O CEO completa dizendo que o fato de as empresas olharem cada vez mais para o potencial das pessoas, ou seja, para os aspectos comportamentais, elimina barreiras em processos de seleção.

Fonte: Contábeis

Voltar

Nossos Clientes

Seg - Sex 8:00 - 17:00

X

Contabilidade


Contabilização de todos os documentos enviados pela empresa cliente; provisões de custos e despesas; integração contábil com áreas fiscal, trabalhista e previdenciária; controle de imobilizações com integração contábil das depreciações; conciliações contábeis; fechamento de balancetes e balanços !
Geração e entrega de arquivos ECD e ECF; emissão de DARF de tributos e inventários de estoques !
No final de cada ano contábil estudo junto ao cliente, sobre a adequação da empresa ao regime tributário para o exercício subsequente !

X

Fisco / Tributário


  • Execução e acompanhamento de toda rotina fiscal;
  • Apuração mensal de tributos federais, estaduais e municipais ( PIS, COFINS, IPI, IRRF, CSRF, DAS, ICMS, ICMS-ST e ISS ), incluso a elaboração e o envio eletrônico de suas respectivas guias;
  • Validações e envio das obrigações acessórias, que compõe o SPED ( EFD- Contribuições, EFD-ICMS/IPI) STDA;
  • Escrituração dos documentos;
  • Analise e validação eletrônica dos arquivos digitais;
  • Cálculo e envio dos tributos federais, estaduais e municipais;
  • Analise dos documentos de clientes iniciais;
  • Acompanhamento e monitoramento do Conta Fiscal (Federal, Estadual e Municipal);
  • Solicitação de certidões e regularização fiscal junto aos órgãos (Federal, Estadual e Municipal);
  • Cálculo e envio de impostos em atrasos;
  • Acompanha todas as alterações e interpreta todas as mudanças na legislação, com relação as diferentes operações praticadas,quanto de produtos em diferentes regimes normativos a que esteja submetida a empresa. ( Lucro Real, Presumido e Simples)

DIFERENCIAIS
  • Consultoria Fiscal e Tributária através de ferramentas altamente capacitadas;
  • Programas e Ferramentas de integração dos dados do cliente para o nosso ERP-Fiscal;
  • Orientações e serviços de atualização de regularização fiscal;
  • Atendimento à Fiscalização;
  • Atendimento por escrito as intimações fiscais;
  • Elaboração de Consultas Fiscais junto aos Orgãos ( Federal, Estadual e Municipal );
  • Compensação e Restituição de Impostos e Tributos;
  • Elaboração, analise e validação dos Arquivos para o pedido de Crédito Acumulado do ICMS;
  • Orientação para a transferência do crédito acumulado apropriado;
  • Assessoria e orientações as empresas na parametrização de seus sistema ERP;
  • Planejamento Tributário e Fiscal;

A Auditec, é exatamente o que você precisa para ter tranquilidade em seus processos fiscais. Para assegurar, possui grandes profissionais, com expertise e experiência adequada para desburocratizar seus trabalhos internos.

SUA EMPRESA ESTARÁ PROTEGIDA E TOTALMENTE DENTRO DA LEGALIDADE FISCAL E TRIBUTÁRIA.

X

Trabalhista / Previdenciária


  • Registro de Contratações e Demissões
  • Atualizações da Ficha de Cadastro de Funcionários
  • Elaboração de Processo para Cargos e Salários
  • Atualização de Quadro de Horários
  • Controle de Férias e 13º Salário
  • Rescisão, Homologações junto a Órgãos Oficiais
  • Elaboração Folha Salários e Encargos
  • Contatos com Sindicatos de Classes
  • DCTF, DIRF e Demais Obrigações Assessorias
  • Acompanhamento da legislação de forma sistemática cuja aplicação adequada evita exposição da Empresa em Autuações
  • Adequações ao E-Social e orientações ao Cliente quando aos Controles Internos a serem adotados
X

Assessoria de Gestão


A AUDITEC está integrada internamente e à rede mundial de computadores através de equipamentos de última geração!

Conta atualmente com um quadro de profissionais altamente qualificados preparados para o atendimento ao cliente com transparência e segurança.

Atuando na área de assessoria e gestão, busca vivenciar os problemas do empresário no seu dia a dia, tendo nele não só um cliente, mas um parceiro de negócios, integrando-se a ele, agilizando contatos e participando da tomada de decisões na busca por resultados, onde através de uma comunicação eficaz, questões importantes para a organização são esclarecidas.

Num mercado onde a tecnologia se renova a cada dia, somente quem se preocupa com investimento em infraestrutura e nos mais avançados recursos da informática, indispensáveis para agilizar as decisões e operacionalizar o trabalho e com a tradição de quem está há 40 anos operando no setor podem oferecer um atendimento individualizado com rapidez e eficiência para o cumprimento dos prazos e fazer a diferença!

A Assessoria de gestão oferecida pela AUDITEC aos seus clientes segue o princípio básico da excelência e da ética, dispondo para tanto, de todo investimento necessário em ferramentas e pessoal qualificados, visando máxima tranquilidade e precisão para o pleno desenvolvimento do cliente.

X

Planejamento Tributário


Consiste em adotar métodos contábeis em consonância com a legislação societária, com administração permanente dos custos operacionais, e dentro dos princípios da legislação tributária buscar opções de regimes com a menor carga de tributos possíveis.

X

Balanço Gerencial


Demonstração do resultado operacional por estabelecimentos (matriz e filiais) com análise vertical, índices de liquidez imediata e curto prazo, retorno de investimentos. rotatividade dos estoques, prazos médios de recebimentos e pagamentos, e definição do ponto de equilíbrio do faturamento !

Demonstração estática do patrimônio com análise vertical.

X

Constituições e Alterações de Sociedade e Legalizações


Controle de Documentos Pessoa Jurídica

Abertura, Alterações e encerramentos de sociedades, registro de atos em órgãos oficiais

Legalizações e controle de documentos junto a órgãos fiscais !

Processos junto a Cetesb, incra, IBGE e conselhos de classes profissionais.