04/04/2025
A partir do dia 1 de julho, grandes players que estavam fora do sistema Open Finance no Brasil, como bancos e emissores de cartão de crédito, passarão a ser obrigados a compartilhar os dados de seus clientes com todo o ecossistema. Isso é o que afirma a multinacional de tecnologia Sensedia, responsável por habilitar o sistema aberto a diversas instituições financeiras na América Latina, em conformidade com as regulamentações.
Prevista na Resolução Conjunta nº 10/2024 de 4/7/2024 do Banco Central do Brasil, a medida se aplica a todas as instituições com mais de 5 milhões de clientes de serviços financeiros e também àquelas com mais de 500 mil contas ativas que participam do Pix.
Com a alteração, o Banco Central espera que a base de potenciais clientes beneficiados pelo Open Finance alcance 95% dos usuários do Sistema Financeiro Nacional, que atualmente é de 85%. Além disso, caso uma instituição opte por ser participante voluntária do Open Finance para fins de compartilhamento de dados, as demais instituições integrantes de seu conglomerado também deverão se tornar participantes.
A Sensedia, consultora de confiança da estrutura inicial do Open Finance junto ao Banco Central e especializada em habilitar o Open Finance para instituições financeiras em países como Brasil, Colômbia e, mais recentemente, Chile, aponta que a adequação ao regulatório é benéfica tanto para instituições quanto para consumidores, pois deve impulsionar ainda mais a oferta de produtos e serviços.
“O compartilhamento de dados com o ecossistema do Open Finance abre as portas para a composição de produtos e serviços a um nível de customização e foco no cliente inéditos até então no mercado”, aponta Rafael Isquierdo, Group Product Manager da Sensedia. “Essa resolução irá possibilitar não só o aumento de competitividade entre as instituições financeiras, como a melhoria das oportunidades de negócios oferecidas aos usuários”, diz.
Benefícios previstos
Segundo a Sensedia, com a inclusão de novos players no ecossistema de compartilhamento de dados pelo Open Finance, alguns dos principais benefícios para os usuários e para o mercado serão:
Personalização aprimorada: produtos e serviços, mais alinhados às necessidades dos clientes, com ofertas mais assertivas em comparação com o que os clientes já têm contratado (menores taxas de juros, por exemplo).
Ofertas integradas: ecossistemas conectados que permitem que o core dos negócios seja integrado a experiências digitais de parceiros, incluindo serviços de crédito, investimentos, seguros e previdência.
Inovação tecnológica: aplicação de Inteligência Artificial, computação em nuvem, blockchain e tokenização para modernizar os sistemas, tornando-os mais ágeis, flexíveis, escaláveis e conectados.
Segurança reforçada: soluções avançadas para proteger dados sensíveis nas transações e compartilhamento de dados, garantindo conformidade com regulamentações como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).
Ainda de acordo com a Sensedia, outro grande benefício da medida é o avanço do PFM (sigla em inglês para Gerenciador Financeiro Pessoal). Essa solução ajuda os consumidores a gerenciar suas finanças de forma mais eficaz e está diretamente alinhada às melhores práticas da agenda ESG, ao auxiliar na educação financeira e no uso responsável do dinheiro.
"Com o avanço contínuo do Open Finance no Brasil, não apenas nos tornamos uma referência para outros países, mas também impulsionamos um mercado mais competitivo e benéfico para os usuários. As instituições, por sua vez, vão além da conformidade regulatória do Banco Central, pois ampliam sua oferta de produtos e serviços de forma mais estratégica e assertiva", destaca Gabriela Santana, Product Manager da Sensedia.
Fonte: Contábeis
Seg - Sex 8:00 - 17:00
Contabilização de todos os documentos enviados pela empresa cliente; provisões de custos e despesas; integração contábil com áreas fiscal, trabalhista e previdenciária; controle de imobilizações com integração contábil das depreciações; conciliações contábeis; fechamento de balancetes e balanços !
Geração e entrega de arquivos ECD e ECF; emissão de DARF de tributos e inventários de estoques !
No final de cada ano contábil estudo junto ao cliente, sobre a adequação da empresa ao regime tributário para o exercício subsequente !
A Auditec, é exatamente o que você precisa para ter tranquilidade em seus processos fiscais. Para assegurar, possui grandes profissionais, com expertise e experiência adequada para desburocratizar seus trabalhos internos.
SUA EMPRESA ESTARÁ PROTEGIDA E TOTALMENTE DENTRO DA LEGALIDADE FISCAL E TRIBUTÁRIA.
A AUDITEC está integrada internamente e à rede mundial de computadores através de equipamentos de última geração!
Conta atualmente com um quadro de profissionais altamente qualificados preparados para o atendimento ao cliente com transparência e segurança.
Atuando na área de assessoria e gestão, busca vivenciar os problemas do empresário no seu dia a dia, tendo nele não só um cliente, mas um parceiro de negócios, integrando-se a ele, agilizando contatos e participando da tomada de decisões na busca por resultados, onde através de uma comunicação eficaz, questões importantes para a organização são esclarecidas.
Num mercado onde a tecnologia se renova a cada dia, somente quem se preocupa com investimento em infraestrutura e nos mais avançados recursos da informática, indispensáveis para agilizar as decisões e operacionalizar o trabalho e com a tradição de quem está há 40 anos operando no setor podem oferecer um atendimento individualizado com rapidez e eficiência para o cumprimento dos prazos e fazer a diferença!
A Assessoria de gestão oferecida pela AUDITEC aos seus clientes segue o princípio básico da excelência e da ética, dispondo para tanto, de todo investimento necessário em ferramentas e pessoal qualificados, visando máxima tranquilidade e precisão para o pleno desenvolvimento do cliente.
Consiste em adotar métodos contábeis em consonância com a legislação societária, com administração permanente dos custos operacionais, e dentro dos princípios da legislação tributária buscar opções de regimes com a menor carga de tributos possíveis.
Demonstração do resultado operacional por estabelecimentos (matriz e filiais) com análise vertical, índices de liquidez imediata e curto prazo, retorno de investimentos. rotatividade dos estoques, prazos médios de recebimentos e pagamentos, e definição do ponto de equilíbrio do faturamento !
Demonstração estática do patrimônio com análise vertical.
Controle de Documentos Pessoa Jurídica
Abertura, Alterações e encerramentos de sociedades, registro de atos em órgãos oficiais
Legalizações e controle de documentos junto a órgãos fiscais !
Processos junto a Cetesb, incra, IBGE e conselhos de classes profissionais.